BEM VINDOS À POESIA


quinta-feira, 23 de junho de 2011

FRONTEIRA...

TRANSPOSIÇÃO

Tudo calmo na fronteira.
O marco zero me sorri. Um sorriso triste!
Parece que sabe: Não volto mais aqui.
Levarei ao sair de cena: Lembranças, comédias, saudades.
Guardado na bolsa: O último bilhete do metrô,
Que quando cruzava a esquina,
fazia contraste com as BMWs

As lembranças que vão comigo?
A entrada principal, meu portal!
Fantástica arquitetura gótica, medieval.
Todo dia uma triunfal entrada.
Os elevadores que no vertical vai e vem,
deixavam gritos, sustos, pavor e medo.
Quando paravam no meio.

Os dias felizes? Levarei todos:
Lugares onde passei...
Banho de chuva, tomado sem querer.
Jamais vou esquecer.
Dos tristes?
Não guardei lembranças. 
deixarei-os  aqui.


Desta cidade Gigante, sobrou muita recordação:
Patriarca, São Bento, Direita...  
Frenéticas sedução.
A Sé! Levarei no coração.
Sua Igreja majestosa.
Oráculo das minhas meditações.
Porto seguro em todas ocasiões.


Já o Mosteiro de São Bento,
sempre me foi mistério,
Marco muito imponente, 
E medo de enclausuramento.
Na lembrança vai, também,
um enigma a desvendar:
A Ponte Santa Ifigênia... fascinante!

Ah! As comédias hilariantes
Ah! piadas de elevador. 
Ah! Gracinhas dos amigos!
Ah! Cenas 
ridiculamente urbanas,
Ah! fantástico bom humor.
Sempre farão me rir.

Saudades?  Sempre sentirei:
                            ADORO
Da Bomboniere Kopenhagen, 
onde me enchia de delícias.
Do café do centro, 
que servia o melhor Beirute.
Dos amigos de escritório?
Isto que era família!

Sentirei saudades, também:
Da máquina elétrica, esférica, IBM.
confidente a qualquer hora,
companheira de escrita.
Melhor amiga não há!
Guardou para sempre
meus mais temerosos segredos.

Ao cruzar a fronteira, 
este marco zero triste
E meus pés pisarem outro lugar.
Sei bem que é lá, 
no centro de São Paulo,
que eles...
queriam pisar.

Sueli Rodrigues.

3 comentários:

  1. Que belezura esse poema! Uma verdadeira Ode aos cenários da vida urbana paulistana! Tá clássica, hein, Su!
    Arrebentou! Pessoa ficaria com inveja de você!

    ResponderExcluir
  2. EXAGERADA JACKIE FLOWERS!!! mesmo assim obrigada!
    terei de melhorar muito pra chegar aos pés do Pessoa!

    ResponderExcluir
  3. Dalva ... - BOM DIA!
    Que bonita! ÊêêH! São Paulo!
    Parabéns!
    Beijo27/6

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

THANKS

Thank you for visiting ...
come back soon!...